Pesquise

26.1.07

OK – Origem histórica (sério!)

Bom, a teoria de que a expressão OK tenha surgido para designar algo contrário a Knockout (nocaute), que se abrevia KO e vem do boxe, com o significado de que algo deu errado para um dos lutadores, pois quem foi nocauteado perdeu a luta e, assim, OK, por ser o contrário de "KO" seria algo bom.
Após breve pesquisa, mas séria, (não breve pesquisa em minha mente imaginativa) descobri que existem algumas teorias, entre as quais duas me chamaram a atenção:
Uma, indica que o OK surgiu durante a guerra da secessão, (Estados Unidos, de 1861 a 1865), pois quando as tropas voltavam de uma batalha sem nenhuma baixa indicavam tal façanha com uma placa com a inscrição “0 Killed”, ou seja: zero mortos. O que, obviamente, significa que ocorreu tudo bem. Na língua inglesa, “zero” é pronunciado mais ou menos como “ôuh”, e , abreviando-se, chegou-se a OK.
Outra, um pouco mais complexa, defende que a expressão surgiu, também nos Estados Unidos, da abreviatura da expressão “all correct”, que, na forma ortográfica do século XIX, escrevia-se “oll korrect”. Essa mesma teoria acredita que tal expressão, abreviada pra OK, teria se popularizado na campanha presidencial de 1840, usado como slogan do candidato Martin Van Burnen, cujo apelido era Old Kinderhook.

24.1.07

O.K.: origem histórica (será?)

Vou contar a origem da expressão "O.K".
No boxe, um lutador pode vencer por pontos ou por nocaute. Nocaute vem da expressão Knock Out, que quer dizer, em tradução livre, "chutado para fora". Ou seja, quando um lutador cai e não consegue se levantar dentro da contagem de tempo efetuada pelo juiz da luta, há o Knock Out, que é abreviado em K.O.
Agora é fácil vislumbrar a origem da expressão O.K.
Sim, realmente fácil, pois, se ser nocauteado (knockauteado) é ruim, o contrário será ótimo.
O contrário da abreviatura K.O. é O.K., que, por óbvio, é bom, ótimo até. porque, mesmo que não se tenha vencido, ao menos conseguiu-se chegar ao final na luta.
Acredite quem quiser. (ou quem puder).

_____
Por Marco Vicente Dotto Köhler

23.1.07

Simples coisas da vida...

Ele tomou café estragado.
Estava com dor nas costas.
Colocou mais açúcar.
Não adiantou nada,
sua alma azedara.

____
Por Marco V. Dotto Köhler